HELSíNQUIA. A Renault escolheu as estradas mais ou menos desertas da Finlândia para apresentar o novo Koleos, um SUV pensado à medida de quem aprecia actividades "outdoor", reafirmando a aposta de sucesso da marca francesa com modelos que vão do Captur ao Kadjar, num segmento onde a oferta e a procura não param de crescer.
e do Espace.
Este SUV procura afirmar-se como um topo de gama. Em termos de volumetria, com 4,77 metros de comprimento, ultrapassa o Mazda CX-5, o Peugeot 5008 e o Skoda Kodiaq, apesar de perder para o VW Touareg.
HABITÁCULO. Os 2,7 metros de distância entre-eixos permitiram garantir mais espaço num habitáculo confortável para cinco adultos, especialmente nos bancos traseiros, mais espaçosos ao nível dos joelhos.
MOTORES. A Renault Portugal aposta forte no posicionamento topo de gama e, se nesta óptica, faz todo o sentido apostar no bloco Energy dCi com 2.0 litros de cilindrada e 175 cv, a marca poderia potenciar as vendas com o motor 1.6 dCi de 130 cv. Mas foi obrigada a deixá-lo de lado porque ele iria pagar Classe 2 nas portagens, enquanto o 2.0 litros, mais pesado, pode pagar Classe 1 com a utilização de Via Verde.
Por isso, em Portugal apenas vamos ter o Koleos 2.0 dCi de 175 cv com uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática de variação contínua (CVT). Um SUV com estas características merecia uma caixa automática de dupla embraiagem....
AO VOLANTE. Os 175 cv do motor dCi de 2.0 litros marcam a agilidade de um SUV onde a suspensão alia as exigências do conforto à estabilidade direccional, mesmo nas versões 4x4, onde apesar da maior altura ao solo não há um rolamento excessivo da carroçaria. Por isso é fácil afirmar que o Koleos é uma excelente proposta para as famílias que procuram um veículo polivalente e só lamentamos que a alternativa à caixa manual de seis velocidades seja um velho sistema CVT de variação contínua. Um SUV como o Koleos merecia uma caixa automática de dupla embraiagem...
Com mais 210 mm de altura ao solo, um ângulo de ataque de 19 graus e de saída com 26 graus, é uma opção para quem gosta de actividades outdoor. É certo que não é um "TT", mas é um "todos os caminhos" interessante apesar da inexplicável ausência de um sistema de assistência em descida ("Hill Assist").
O 4x4 oferece três modos de utilização: 2 WD, Auto e Lock. O "2WD" é uma proposta para quem não pensa colocar uma roda fora do asfalto; o "Auto" gere a repartição de binário pelos dois eixos até 50% entre cada um; e o "Look" ajuda a progredir em condições mais difíceis de aderência.
Preços
Zen – desde 41.250 €
Intens – desde 44.000 €
Initiale Paris – desde 49.500 €
Energy 2.0 dCi de 175 cv – 4x4 X-Tronic
Initiale Paris – desde 52.900 €